Dīpāvali - O Festival das Luzes
Satsang Online dia 14 às 18h
Nesta noite de Lua Nova se comemora o festival de Dīpāvali - literalmente "carreira de lamparinas". Muitas histórias estão associadas a este dia auspicioso, dentre elas a chegada de Rāma e Sītā a Ayodhyā depois de 14 anos de exílio.
O festival está associado especialmente a Mahālakṣmī, que é toda auspiciosidade e abundância. Diz-se que nesta noite a Devī ronda pelo mundo abençoando as pessoas; contudo, por ser uma noite de lua nova, muito escura, se faz necessário chamar a sua atenção, e as pessoas o fazem acendendo carreiras de lamparinas nas casas e janelas.
A luz da lamparina representa a luz do Divino, a própria Devī, "aquela que é brilhante", e que abençoa com toda a prosperidade. Ela é a luz do próprio conhecimento, o fogo que desejamos acender na lamparina de nossa mente. Mais ainda, ela é a luz da própria Consciência, o Ser livre de limitação que é a minha própria natureza.
Senha: Dipavali
AṢṬALAKṢMĪ
Vivência das 8 riquezas em uma vida de Yoga e Vedānta
O RETIRO
Os Vedas ensinam que as riquezas e capacidades são bênçãos, com as quais precisamos lidar adequadamente e que precisamos honrá-las. Com clareza e atitude apropriada, é possível viver uma vida de satisfação no mundo que é ao mesmo tempo uma vida espiritual. Uma vida com suficiência, prosperidade e conhecimento é, verdadeiramente, o que mais se pode desejar para alguém.
Neste retiro online, iremos nos conectar com as 8 Riquezas que formam o que chamamos Aṣṭalakṣmī, os oito aspectos de Mahālakṣmī, a mãe divina na forma de toda a riqueza e prosperidade, tanto material quanto espiritual. Com dinâmicas, mantras, rituais, abordagens e meditações específicas, buscaremos as bênçãos de cada uma das Lakṣmīs, para obtermos clareza a respeito de nossos objetivos e metas, força e determinação para realizá-los, coragem para irmos além dos nossos medos e dificuldades e, conhecimento - a maior riqueza, que nos revela que a felicidade e plenitude que buscamos através de todas as conquistas, já é nossa natureza fundamental.
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA
19h Introdução à Mahālakṣmī e seus 8 aspectos
Ritual Védico: Gaṇeśa e Mahālakṣmī Pūjā
SÁBADO
7h Meditação e Haṭha Yoga
8:30h Intervalo
9:30h Estudo/Canto: Mahālakṣmī Aṣṭakam
Ādilakṣmī - O Desejo
10h Dinâmica
10:15h Como lidar com o Desejo – a força da vida
10:45h Meditação em Ādilakṣmī
Dhānyalakṣmī - A Nutrição
11h Dinâmica
11:15h Nutrindo a vida com os Valores
11:45h Meditação em Dhānyalakṣmī
12h Alimentação Viva - Nutrindo a Vida com Raquel Gomes
12:30h Intervalo para Almoço
14:30h - Estudo/Canto: Mahālakṣmī Aṣṭakam
Dhairyalakṣmī - A Coragem
15h Dinâmica
15:15h A Coragem para ir além dos medos e dificuldades
15:45h Meditação em Dhairyalakṣmī
Gajalakṣmī - O Poder
16h Dinâmica
16:15h O Poder de Realização
16:45h Meditação em Gajalakṣmī
17h Estudo/Canto Mahālakṣmī Aṣṭakam
17:30h Intervalo
18:30h Preparação para o Dīpāvali
19h Pūjā especial para Mahālakṣmī
DOMINGO
7h Meditação e Haṭha Yoga
8:30h Receita: Suco Vivo e Aveioca com Raquel Gomes
9h Intervalo para lanche
10h Estudo/Canto: Mahālakṣmī Aṣṭakam
Santānalakṣmī - A Ancestralidade
10:30h Dinâmica
10:45h Legado e a Força dos Ancestrais
11:15h Meditação em Santānalakṣmī
Vijayalakṣmī - A Vitória
11:30h Dinâmica
11:45h Como lidar com as conquistas e
derrotas em uma vida de Yoga
12:15h Meditação em Vijayalakṣmī
12:30h Intervalo para Almoço
14:30h - Canto Mahālakṣmī Aṣṭakam
Vidyālakṣmī - O Conhecimento
15h Dinâmica
15:15h Plenitude: A Descoberta da
Riqueza Fundamental
15:45h Meditação em Vidyālakṣmī
Dhanalakṣmī – A Abundância
16h Dinâmica
16:15h Conexão com a Abundância da Vida
16:45h Meditação em Dhanalakṣmī
17h Canto Mahālakṣmī Aṣṭakam, estabelecimento da Vrata, Sankalpa e Pūjā
LINHAGEM - PARAM PARĀ
PROFESSORES
Patrick van Lammeren ministra aulas de Vedānta, Mitologia Védica, Sânscrito e Pūjā. É discípulo da profª Gloria Arieira desde 2004 e faz parte da equipe do Centro de Estudos Vidya Mandir no Rio de Janeiro. Realizou viagens à Índia em peregrinação a templos e lugares sagrados e esteve nos ashrams do Swami Dayananda na Índia e EUA, aprimorando seus conhecimentos sobre a cultura e a tradição védica através da convivência com mestres como Swami Dayananda Saraswati, Swami Tattvavidananda Saraswati e Swami Paramarthananda Saraswati. Atua em palestras e cursos em diversos espaços no Brasil e em Portugal, onde vive atualmente.
Patrick van Lammeren
Pierre Clemente
Pierre Clemente dedica-se há mais de 20 anos ao autoconhecimento.
Professor de Yoga e Vedānta, mantém estudo tradicional de Vedānta, sânscrito, canto védico, mitologia e pūjā com a professora Gloria Arieira ji e Patrick van Lammeren, na linhagem de Svāmi Dayānanda Sarasvatī.
Professor terapias, meditação e espiritualidade, realizou sua formação ao longo de mais de 12 anos na Escola Iniciática Paulo de Saint Germain. Há 8 anos se tornou responsável pela direção da escola e formação de novos canalizadores da Chama Violeta e dos Sete Raios. Hoje, a escola funciona no Ashram Urbano Atma Vidya.
Em 2011 foi iniciado, junto com sua esposa (Raquel Gomes), na linhagem de Tantra e Yoga de Svāmi Satyananda Sarasvatī, através da Svāmini Satyasangananda Sarasvatī (Satsangi), e juntos dirigem o Ashram em Petrópolis. Realizou peregrinação a templos e lugares sagrados na Índia, onde aprofundou seus estudos.
Idealizador do grupo musical GaneShambo Mantras, realiza constantemente satsang com puja, kirtans e canto de mantras no Ashram em Petrópolis.